terça-feira, 19 de maio de 2009

O CORPO HUMANO

Para crianças de 7 a 14 anos

Cabeça Tronco e Membros. Pesquisa e adaptação de Maria R. do Amaral

.

O corpo humano, compõe-se de cabeça, tronco e membros.

CABEÇA

Na cabeça, está o cérebro (miolos) por dentro da parte óssea, muito bem protegido. Devemos ter cuidado com a cabeça para proteger o cérebro. Ele comanda todas as nossas ações como: pensar, lembrar, falar, andar, escrever, ver, etc. Com a cabeça é que a gente pensa. (Diga-me o que pensas e te direi quem te acompanha)

André Luiz em seu livro (No mundo maior) Diz: O cérebro é chamada (A CASA MENTAL) É um complicado departamento da produção mental, assemelhando-se a laboratório dos mais complexos. O cérebro humano, visto do alto, depois de retirada a calota craniana, apresenta os dois hemisférios cerebrais, que são perfeitamente simétricos. Nota-se os numerosos sulcos e circunvoluções e, centralmente, a cissura que divide o cérebro em dois hemisférios. O cérebro, possui uma membrana muito fina, chamada Meninge.

Cada metade do cérebro, preside aos movimentos e sensibilidade do lado oposto. Porque as fibras nervosas se cruzam a um determinado ponto de seu percurso.

Acontece assim que uma lesão, no lado esquerdo do cérebro, produz uma paralisia no lado direito e vice- versa.

Na cabeça ainda estão : a boca, os olhos, os ouvidos e o nariz. A BOCA é a entrada para os alimentos. É usada também para falar. (Jesus disse: "A boca fala do que está cheio o coração" Na boca estão os dentes que vão triturar os alimentos. Devemos ter cuidado com os nossos dentes, escova-los diariamente para não perde-los. Alem de ficar-mos feios sem dentes, não teremos os mesmos para mastigar os alimentos.

OLHOS

Os olhos são também muito importantes. Com eles podemos ver todas as coisas, Devemos ter muita higiene com os olhos. Não enxuga-los com toalhas sujas ou esfrega-los com as mãos. Dependemos dos olhos para ver a natureza, estudar nossas lições, ler um livro, fazer um trabalho qualquer, ver TV, ir ao cinema, etc.... São muito importante nossos olhos. Quando ficamos doentes dos olhos, precisamos procurar logo um médico, que se chama oculista, Jesus disse: " Os olhos, são as lâmpadas do corpo. Se os olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso."

NARIZ

O nariz situa-se bem no meio do rosto. É um órgão de grande importância. Pelo nariz sentimos todos os odores dos alimentos. Verduras, frutas e o perfume das flores. Também respiramos o oxigênio indispensável à nossa vida. Aqueles pelinhos que temos dentro do nariz, não permite que a poeira e a fumaça passem para os nossos pulmões. Eles servem como peneira. Este órgão deve estar sempre bem limpo, para não dar má impressão. É tão feio um nariz sujo! Também, não devemos botar o nariz, onde não somos chamados!

OUVIDOS

Se com os olhos vemos, com os ouvidos vemos.

Ouvimos o som agudo ou grave.- Ouvimos uma ela melodia, uma sinfonia ou som de um piano.

Como é triste ser surdo! Dizem que Beethoven estava perdendo a audição, mas ainda percebia o murmúrio dos pequenos regatos inspirando-se para a Sexta sinfonia a" Pastoral". No ouvido existe uma membrana muito delicada, chamada tímpano. Se for perfurada, a pessoa pode ficar surda. A cera acumulada, deve ser retirada com cotonetes especiais. Isso deve ser feito pela mamãe, ou alguém responsável. As orelhas devem ser bem lavadas, na hora do banho. Dor de ouvidos é horrível.

TRONCOS E MEMBROS

No tronco do corpo humano, estão todos os órgãos vitais também. O estômago, os intestinos, o coração, fígado, pulmões, rins, bexiga, etc.

Os membros são : os braços e as pernas

Nos braços ficam as mãos.

Nas pernas ficam os pés.

Com as mãos trabalhamos, comemos, escrevemos, desenhamos, etc... Devem ser bem cuidadas, com unhas aparadas e limpas. Não devemos comer com as mãos sujas, porque prejudicaríamos a nossa saúde.

Na cartilha do Bem, nossa querida Meimei diz que "as forças do Bem e do Mal manifestam-se por nossas mãos" Temos as mãos iluminadas que estendem o amor e a paz, o trabalho e a. E conhecemos também, as mãos espinhosas que fazem o ódio e o desespero, a preguiça e o sofrimento. Mãos que honram a industria e o progresso. E vemos aquelas que se entregam a miséria e ao vicio. Mãos que levantam Templos, lares, escolas, e hospitais. Surpreendemos mãos infelizes que roubam e matam, estendendo a perturbação e a morte.

Jesus disse:" Cuidemos para que nossas mãos não sejam motivo de escândalos."

OS PÉS

Nas pernas, em sua extremidade, ficam os pés. Poda-se dizer que os pés são a planta do corpo. Eles se locomovem pela ação da mente e da vontade. As crianças e os adultos devem estar sempre calçados. Pela sola dos pés descalços é que muitos micróbios penetram. O amarelão por exemplo. É uma doença causada por um micróbio chamado "ANCILÓSTOMOS" que entram pelos pés e passam para o sangue da gente. A pessoa fica amarela, magra e sem coragem para nada. E muitas outras doenças, vem pela sola dos pés descalços. Quem anda muito sem sapatos, fica com os pés feios e grandes. Quem não corta as unhas dos pés, mostra que não tem higiene (limpeza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário